Planejamento Estratégico para o Ensino Básico

Sobre o Curso

O objetivo do programa é auxiliar os gestores das instituições de ensino a desenvolverem um Plano Estratégico, que detalhará a Proposta de Valor, e um Plano de Ação, que garantirá uma Eficiência Operacional superior.

Por uma questão de sobrevivência, em função do cenário econômico recessivo e do excesso de concorrência, a gestão estratégica deve ser definitivamente incorporada à agenda executiva. Assuntos como crescimento, fidelização de clientes, qualidade, marca e eficiência operacional devem pautar a agenda do líder de qualquer instituição de ensino.

No centro de toda estratégia está a Proposta de Valor. Na difícil tarefa de nos colocarmos no lugar do cliente, nos perguntamos: quais são os benefícios entregues a nossos alunos e pais? Como adicionar valor significativo? Como ser percebido e valorizado? E mais importante é refletir se nossa Proposta de Valor está acirrando a competição com meus concorrentes ou está fazendo com que nosso posicionamento seja tão único e diferenciado a ponto de tornar irrelevante a concorrência, criando espaços de mercado nunca ocupados.

Para vencer em ambientes voláteis e incertos, os executivos devem aprender a explorar oportunidades efêmeras com rapidez e determinação. Deve-se criar estruturas e sistemas a fim de extrair o máximo valor de uma vantagem competitiva.

Estratégia e Eficiência Operacional são fundamentais para um desempenho de excelência que, afinal, é a meta mais importante de qualquer negócio. Embora trabalhem de forma diferente, ambas se complementam. Uma empresa só superará a concorrência se conseguir estabelecer um diferencial. Ela precisa entregar mais valor aos clientes mantendo um custo mais baixo.

Eficiência Operacional significa executar atividades semelhantes melhor que os concorrentes, ou seja, fazer bom uso dos recursos. Proposta de Valor significa executar atividades diferentes das dos concorrentes, ou executar atividades similares de formas diferentes.

O objetivo do curso é auxiliar os gestores a pensar sua instituição de uma forma estratégica, por meio de ferramentas práticas e de fácil utilização.
Acreditamos que quando uma organização constrói uma vantagem competitiva, mesmo em um mercado dinâmico, ela consegue tornar irrelevante a concorrência, garantindo uma entrega efetiva de valor para seus stakeholders.

Recomendado para

-Gestores de escolas
O profissional que já domina a gestão da educação obterá valiosos conhecimentos para incrementar seu trabalho. Com essas novas competências o gestor estará apto a situar melhor sua escola perante a concorrência.

-Novos gestores que vêm da área de negócios
O negócio da educação mudou, cresceu muito e demanda novos quadros na gestão, com um mix de conhecimento que ainda não está disponível.
O programa aporta para esse grande contingente de executivos conhecimento para responder a essa necessidade e rapidamente conquistar novas posições no negócio.

-Outros profissionais da área de educação
Startups, profissionais de tecnologia e terceiro setor, interessados em desenvolver serviços e produtos educativos.

Programa

Módulo I
Proposta de Valor: a construção da vantagem competitiva
Definição de Propósito
Value Proposition Design
Construção do Business Model Canvas
Análise SWOT
Matriz de competição
Elaboração da Cadeia de Valor

Módulo II
Eficiência Operacional: a manutenção da vantagem competitiva
Conceito de organização escolar, seus elementos e a articulação com a gestão escolar;
Ferramentas de suporte para a gestão escolar;
Procedimentos básicos de análise de dados qualitativos e quantitativos;
Metodologia de gestão;
Identificação de oportunidades e de aprimoramento da instituição escolar a curto e médio prazo;
Experiências de gestão;
Pontos de contato com pais e alunos: os momentos da verdade;
Definição de metas e indicadores;
PDCA;
Procedimentos para elaboração de um plano de ação.

Metodologia de trabalho
Os conteúdos serão desenvolvidos por meio de aulas expositivas, apresentação de cases, palestras com convidados, discussão em grande grupo, trabalho e exercícios individuais.

Produto final
Elaboração do Plano Estratégico, contendo a Proposta de Valor da instituição
Elaboração do Plano de Ação para implementação do plano estratégico e melhoria da Eficiência Operacional

Avaliação
O certificado de conclusão do curso será concedido àqueles que tiverem participação igual ou superior a 70% do curso e que entreguem o Plano de Ação da Instituição de Ensino.

Carga Horária
24 horas

Material Didático
Apostila entregue durante o curso.

Próximas turmas
Matrículas abertas

Para mais informações, preencha o cadastro abaixo, entre em contato pelo e-mail atendimento@editorcriacao.com.br ou pelo telefone 11 2679-4420.

Deixe um comentário

Copyright © 2015 Todos os direitos reservados - Editor Criação